
Borralha Hotel | Restaurante | Spa

O Borralha Hotel, Restaurante & Spa, inaugurado em 2017, situado na cidade de Vila Real, distingue-se pelo contraste entre o arcaico e o contemporâneo. Com uma decoração minimalista e de requinte, a arquitetura da antiga Casa Senhorial foi conservada e conjugada com a modernidade das novas instalações, para proporcionar um serviço único e exclusivo aos nossos hóspedes durante as suas estadias.
Lugares a Visitar em Vila Real
Santuário de Panóias
O Santuário de Panóias, também chamado “Fragas de Panóias”, é um dos mais singulares e enigmáticos monumentos rupestres portugueses. Foi mandado construir na transição do século II para o século III pelo senador romano Gaius Calpurnius Rufinus. É dedicado às divindades infernais, chefiado por Serapis, e às divindades dos Lapiths, um grupo étnico indígena da região.
O santuário é um recinto no qual existem três grandes rochas, onde foram escavadas várias cavidades de vários tamanhos e onde foram também construídas escadas de acesso.
Na rocha à entrada do recinto foram gravadas várias inscrições – três em latim e uma em grego – descrevendo o ritual realizado, os deuses a quem foi dedicado e quem o dedicou.
Na primeira rocha as vítimas foram sacrificadas, o sangue foi sacrificado, as vítimas foram incineradas, a carne foi comida, o nome da mais alta autoridade do submundo foi revelado, e finalmente a purificação teve lugar; Na segunda rocha a iniciação foi repetida, mas a um grau superior; e na terceira rocha, o ponto mais alto do santuário, teve lugar o acto principal de iniciação: morte, sepultamento e ressurreição.
Existe assim, em Panóias, testemunhos de um rito de iniciação dos mistérios das divindades do inferno. Aplicadas num local concreto e preciso, as prescrições, identificam-se como parte da lei sagrada.
A topografia do lugar teve um importante papel na sua escolha, pois este sítio não foi escolhido ao mero acaso, mas sim após estudos e critérios específicos, previamente estabelecidos.
Até há poucos anos, o santuário rupestre estava abandonado, apesar de ser único na Península Ibérica e de ter sido reconhecido como monumento nacional durante quase uma centena de anos. No entanto, desde 2001 tem sido reavaliado e algumas infraestruturas foram construídas com o objectivo de aumentar o valor deste monumento. Hoje tem um Centro de Interpretação e visitas áudio-guiadas (em português, francês, inglês e alemão).
Endereço: 5000-751 Vale de Nogueiras, Portugal
Website: culturanorte.gov.pt/patrimonio/santuario-de-panoias/
Telefone: (+351) 259 336 322